Terapia Com Crianças: Como Trabalha um Psicólogo Infantil?
- Bárbara Fu
- 28 de ago. de 2023
- 1 min de leitura

Talvez algumas pessoas achem que na terapia com crianças elas “apenas” brinquem, mas brincar é uma das produções mais importantes do desenvolvimento infantil.
A brincadeira é o modo natural de expressão das crianças.
Assim como escalar objetos as auxiliam a descobrir o próprio corpo, desenvolver força e equilíbrio, brincar é sério porque possibilita que o psiquismo se coloque em exercício.
Ganhe mobilidade, musculatura, repertório.
No brincar as crianças desenrolam a árdua tarefa de compreender o mundo e suas complexidades. Elas ensaiam respostas para as dinâmicas que vivenciam, respostas que as tiram de um lugar "passivo" diante da vida - dos acontecimentos, da dinâmica familiar, social, escolar e outras tantas – e fortalecem seu protagonismo e autonomia.
Brincar é o lugar de fala da criança.
E em terapia é através do brincar que recebemos notícias de como tem sido para ela experimentar a vida, suas relações, tudo que vê, ouve e sente (e também tudo que não vê, talvez ouça, mas sente).
Para nós, psicólogos de crianças, a brincadeira nos aponta onde a criança está se esforçando pra compreender melhor algo, elaborar, encontrar respostas ou pedir ajuda.
Eu costumo dizer que nosso trabalho envolve uma boa dose de tradução.
Quanto mais sabemos nos comunicar com as crianças em sua linguagem, melhor conseguimos traduzir para os pais e cuidadores como situações complexas podem estar atravessando seu desenvolvimento interno.
Nesse sentido, fica claro como trabalho em conjunto com a família ou responsáveis diretos é fundamental.
Ao longo de um processo terapêutico infantil, buscamos costurar o que a criança e sua família trazem (cada um na sua perspectiva) para compreender melhor os pontos que estão sendo disfuncionais ou prejudiciais para o desenvolvimento de todos.
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