Mudar É Mais que Só Querer Mudar
- Bárbara Fu
- 30 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

Encarar que nossa vida precisa de uma mudança não é um movimento fácil.
Geralmente trata-se de um processo que vai se desenrolando até que o primeiro passo seja dado. Para algumas pessoas pode levar semanas, para outras, meses ou até anos para que um movimento numa nova direção seja feito.
Querer Mudar exige vontade. Mudar exige coragem.
Mas antes de conseguirmos reunir a coragem necessária para mudar, precisamos entender quais os medos estão envolvidos e que nos mantém nesse lugar atual, mesmo que seja tão desconfortável.
Por mais intrigante que seja, para muitas pessoas (se não para todas, a depender da situação) dar um passo numa nova direção pode parecer ainda mais desconfortável do que se manter no mesmo lugar.
Mudar significa arriscar em algo novo, nunca experimentado e, portanto, não garantido.
Seja um novo emprego, sair de um relacionamento, entrar num relacionamento, começar um curso, sair de casa, da cidade ou até resolver uma questão pendente com alguém...
Situações novas nos levam a imaginar uma série de desfechos, possibilidades e desdobramentos, mas que justamente por nunca terem acontecido, não garantem qual será o resultado final.
A verdade é que ninguém gosta de errar, estar exposto ao erro e com isso, perder o total controle das coisas.
Cada um tem uma forma de sentir e reagir ao medo de fracassar e com intuito de se desviar dessa sensação podemos cair na cilada de nos engessar diante da fluidez da vida.
Para encarar uma mudança é preciso encarar tudo que a acompanha, entendendo que superar as adversidades não é algo que vem do céu.
É preciso confiar que aquilo que não podemos controlar ou prever também pode dar certo, não por puro acaso, mas como fruto de um trabalho constante de movimentar-se conforme as coisas se movimentam.
Preparar-se para uma mudança não é apenas resolver o que há de externo, mas criar musculatura interna para o que há de vir.
Começamos reconhecendo que algo não vai bem, questionando os motivos que nos mantém ali e a partir disso, compreendendo os desdobramentos internos que indicam nossos medos, necessidades e anseios.
Fortalecer-se internamente certamente ajudará a continuar caminhando em qualquer tipo de solo.
Comments