Por Que Fazer Terapia?
- Bárbara Fu

- 29 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

Por que fazer terapia?
Porque a vida é um longo caminho.
A vida é o que fazemos dela, já nos disse Fernando Pessoa.
A história de cada um de nós é desenhada num longo caminho de acontecimentos que se sucedem ininterruptamente. Diferente do que aparece nas histórias infantis, a vida não começa e nem termina no anúncio do “viveram felizes para sempre”.
Primeiro porque o “para sempre” está fora de cogitação. Segundo porque ser feliz é uma questão complexa e trabalhosa, e ainda assim, sem garantias de alcance.
Se o objetivo maior de grande parte das pessoas é ter uma vida feliz, a própria vida se encarrega de demonstrar como é desafiador se manter firme neste propósito.
Por inúmeras vezes amanheceremos perdidos de nós mesmos e questionando o sentido das coisas – mas veja, quanto mais vezes conseguirmos reencontrar ou reinventar esse sentido, mais interessante a vida pode ser tornar.
Não que isso seja fácil, porque definitivamente não é.
Mas é possível.
É possível até mesmo para os que em algum ponto, veem suas forças esgotando-se.
Aos que me leem e se enxergam assim, sem forças, vou me arriscar numa receita de papel de pão, apenas esta: mantenha uma reserva para os incômodos.
Não se conformar com o sofrimento é vital.
É preciso se incomodar com a infelicidade, questionar as insatisfações, não tomar o sofrimento como uma sina irreversível.
No verso deste papel de pão eu também diria: não é possível eliminar o sofrimento por definitivo, já que viver implica perder continuamente. Mas aceitar o sofrimento como companheiro exclusivo de jornada é arriscado e terrível.
É como conviver com a presença assombrosa de alguém que não se pode olhar de frente, não se conversa, não se conhece e também não se larga.
É possível se relacionar com mais da vida, além de sofrimento.
A decisão de mudar as coisas exige uma certa disposição e devo dizer que a terapia é o método certo para tratarmos assuntos que precisam de espaço, tempo, respeito e cuidado.
É na “companhia” de um profissional especializado que podemos encarar este caminho de conhecer melhor o que nos faz sofrer, por que o faz e por que nos entrelaçamos tanto a isto.
A terapia é um processo, uma caminhada, que nos implica a retomar o rumo das coisas, rever bagagens, fazer novas escolhas e em alguma medida, escolher as companhias.






Comentários